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Danilo Almeida

Digital Expert

[headlines title="" lines="Consultoria de Marketing Digital, Planejamento de Mídia, Gestão de Campanhas"]

A avaliação de conversões foi simplificada: Despedida da métrica "cliques convertidos"

8 de agosto de 2016 Acompanhamento de conversão, Conversões, Lançamentos/Novidades


O acompanhamento de conversões foi introduzido no Google AdWords em 2001 com o intuito de avaliar o que acontecia após seu anúncio receber um clique. A capacidade de saber se as pessoas completavam ou não uma ação desejada no seu site possibilitava determinar quais palavras-chave, anúncios e campanhas eram mais eficientes. A métrica original para avaliar as conversões era muito básica. Ela apenas informava se um clique no anúncio gerava qualquer tipo de ação no seu site. Atualmente, essa métrica está desatualizada e é chamada de "cliques convertidos" no Google AdWords. 

O acompanhamento de conversões foi implementado há 15 anos e, desde então, foram realizadas diversas melhorias na avaliação e atribuição de conversões. Agora, o conjunto de colunas relacionadas à coluna "Conversões" oferece uma visão completa de quantas conversões o Google AdWords gera para sua empresa. Com o intuito de simplificar as avaliações, a métrica "cliques convertidos" será removida, e "conversões" será a métrica padrão para avaliar as ações valiosas para a sua empresa.

A métrica "conversões" é a maneira ideal de avaliar suas ações valiosas. A maioria dos anunciantes já a utiliza como métrica principal para gerar relatórios e definir lances.  Com ela, é possível avaliar o comportamento associado a diversos eventos de conversão ou cliques. Por exemplo, a métrica "conversões" pode aproveitar os modelos de atribuição não relacionados ao último clique e diferentes opções de contabilização.  Essa métrica também avalia ações importantes voltadas a dispositivos móveis, como conversões em dispositivos diferentes e visitas à loja. Entretanto, a métrica "cliques convertidos" não tem esses benefícios. Por esses e outros motivos, ela não terá mais suporte após setembro de 2016.

Não é necessário realizar nenhuma ação se você já usa a métrica "conversões" para gerar relatórios e definir lances. Entretanto, se você usa o CPA desejado ou o CPC otimizado, e sua métrica de lance principal está atualmente definida como “cliques convertidos”, recomendamos que você planeje uma atualização para "conversões" até 21 de setembro. Preparamos uma ferramenta de migração simples para você automatizar seus lances com base em "cliques convertidos". Ela será enviada por e-mail às contas afetadas. Também é possível atualizar suas configurações manualmente.



Configuração da métrica de lance de conversão no Google AdWords

Se você se baseia na coluna "Cliques convertidos" dos relatórios para tomar decisões sobre lances e orçamentos, a migração para a coluna "Conversões" também é necessária. Ela pode ser configurada para informar valores semelhantes aos da coluna "Cliques convertidos". Entretanto, revise suas configurações para garantir que as ações mais importantes para a sua empresa sejam contabilizadas. A coluna "Conversões" proporciona tudo que a coluna "Cliques convertidos" oferece e muito mais.

Se a atualização for necessária no seu caso, considere os seguintes pontos durante o processo:

         Escolha as ações de conversão avaliadas a serem incluídas na coluna "Conversões". As outras ações ainda podem ser avaliadas em "Todas as conversões".
         Determine se você deseja contabilizar uma ou diversas instâncias de uma conversão após um clique.
         Personalize seus valores e janelas de conversão (se necessário).
         Revise os números de conversões em dispositivos diferentes que serão incluídos na coluna "Conversões" a partir de setembro.
         Faça o download das estatísticas de relatório históricas da coluna "Cliques convertidos" que você deseja manter.



É possível ajustar suas configurações para cada uma das suas ações de conversão no Google AdWords

A contabilização correta das conversões é importante e necessária conforme o comportamento on-line evolui. Acesse nossa Central de Ajuda para mais informações sobre essa mudança que acontecerá em breve.


Postado por Tal Akabas e Frederik Kemner, gerentes de produtos, conversões do Google AdWords