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Danilo Almeida

Digital Expert

[headlines title="" lines="Consultoria de Marketing Digital, Planejamento de Mídia, Gestão de Campanhas"]

Novo relatório que mostra a frequência com que seu anúncio do Shopping fica no topo da página

1 de setembro de 2017 Sem categoria

A temporada de festas está se aproximando. Suas campanhas do Shopping estão preparadas para maximizar o tráfego de compras? Para ajudar você a identificar lacunas nos dados do produto e avaliar a competitividade das suas campanhas do Shopping, lançamos o relatório de status dos produtos e a métrica de parcela de impressões absolutas na parte superior. 

Recupere o tráfego possivelmente perdido no Google Shopping


Se sua campanha do Shopping incluir produtos não qualificados para veiculação, estes anúncios de produtos reprovados podem afetar o número de resultados de pesquisa de compras em que seu produto aparece.. Para ver quantos dos seus produtos estão prontos para veiculação, adicione o relatório de status dos produtos aos gráficos de relatórios na página "Produto" e "Grupos de produtos". Por exemplo, uma queda nos "produtos prontos para veiculação" significa que seus produtos não estão mais qualificados para participar do leilão.


Desempenho histórico usando o status dos produtos do Google Shopping

Um novo relatório de diagnóstico na página de produtos ajuda a identificar os status dos produtos agregados, como produtos "prontos para veiculação" ou "reprovados". Adicione colunas de desempenho como "Cliques" e "Conversões" ao relatório para priorizar as atualizações de produtos que causem o maior impacto sobre o tráfego perdido. Clique no status de cada produto para ver mais detalhes sobre como resolver os problemas de forma rápida. Ou então, você também pode ver uma lista completa dos produtos afetados diretamente no Google AdWords a partir do relatório. Como os detalhes dos produtos mudam frequentemente, sobretudo perto do período de festas, desenvolva uma rotina para monitorar suas campanhas do Shopping e identificar os produtos de melhor desempenho que não estão qualificados para o leilão.



Use a página de produtos (1) e o relatório de diagnóstico (2) para ver o status dos produtos (3)

A nova métrica mostra com que frequência seu anúncio do Shopping fica no topo da página 

Agora que seus produtos estão qualificados para veiculação, é hora de exibi-los para os compradores. O anúncio mais à esquerda nos resultados do Google Shopping em dispositivos móveis tem 3x mais engajamento dos compradores¹. As impressões nesta posição são chamadas de impressões "absolutas na parte superior". Para ver a porcentagem de tempo que seus produtos são exibidos nessa posição, use a parcela de impressões absolutas na parte superior (coluna "IS abs. na parte superior da rede de pesquisa" no Google AdWords).

A parcela de impressões absolutas na parte superior é o número de impressões "absolutas na parte superior" que você recebeu nos resultados do Google Shopping durante o total de horas em que poderia ter ficado na primeira posição com relação ao número de impressões.

Por exemplo, se seu produto foi exibido na posição "absoluta na parte superior" em oito resultados da pesquisa, mas se qualificou para 20 resultados, sua parcela de impressões absolutas na parte superior seria de 40%. Se você tem uma parcela de impressões absolutas na parte superior muito alta, isso significa que seus produtos geralmente aparecem na primeira posição nos resultados do Google Shopping. As impressões "absolutas na parte superior" incluem os anúncios do carrossel do Google Shopping aos resultados da pesquisa do Google e estão disponíveis para anúncios do Shopping e Anúncios de inventário local. 

Impressões "absolutas na parte superior" nos resultados da pesquisa para dispositivos móveis 

Você pode usar essa métrica para otimizar as campanhas sazonais e exibir seus produtos para mais compradores. Digamos que você venda utensílios de cozinha e planeje aumentar a venda de panelas e frigideiras para as festas de fim de ano. Separe os produtos para venda em grupos específicos. Monitore-os por dois dias e aumente os lances caso precise destacar ainda mais seus anúncios. Analise também a parcela de impressões absolutas na parte superior por dispositivo no nível do grupo de anúncios. Você pode otimizar um público de menor desempenho aumentando o modificador de lance. A qualidade do anúncio é outro fator importante para aumentar sua parcela de impressões absolutas na parte superior. Inclua imagens de alta qualidade, títulos de produtos relevantes e os GTINs corretos no seu inventário para melhorar a qualidade. 

Para monitorar seu impacto nas principais categorias, você também pode combinar a parcela de impressões absolutas na parte superior com outras métricas competitivas, como parcela de cliques. Ao aumentar as duas métricas, você atrairá mais atenção dos consumidores.

O relatório de diagnóstico e a métrica de parcela de impressões absolutas na parte superior estão disponíveis a partir de hoje na nova experiência do AdWords². Se quiser saber mais sobre como usar a parcela de impressões absolutas na parte superior e outras métricas para aumentar suas vendas no período de festas, visite nossa Central de Ajuda.

Postado por Thomas Houit, gerente de produtos, Google Shopping 




1. Fonte: dados internos do Google, 4° trimestre de 2016, sobre o carrossel do Google Shopping para dispositivos móveis nos EUA
2. A nova experiência do AdWords será liberada para todos os anunciantes no decorrer de 2017. Quando tiver acesso, você poderá alternar a qualquer momento entre a nova experiência e a anterior.