Close

Danilo Almeida

Digital Expert

[headlines title="" lines="Consultoria de Marketing Digital, Planejamento de Mídia, Gestão de Campanhas"]

Obter uma automatização de lances mais eficaz com o novo Smart Bidding do AdWords

18 de agosto de 2016 Estratégias de lances, Lançamentos/Novidades


Uma gestão de lances eficiente e eficaz constitui um componente fundamental de qualquer programa de marketing digital bem-sucedido. Temos o prazer de anunciar o Smart Bidding, o novo nome dos lances automáticos baseados em conversões no AdWords e no DoubleClick Search, reflexo da poderosa capacidade de aprendizagem automática que serve de base à funcionalidade.

Tornar os lances mais inteligentes para um melhor desempenho

O Smart Bidding foi criado com base na grande experiência da Google na utilização de aprendizagem automática como motor de uma vasta gama de produtos, incluindo o assistente do Google, a criação automática de álbuns no Google Fotos e o AlphaGo, o primeiro programa informático a conseguir derrotar um jogador profissional no jogo de Go. O Smart Bidding consegue ter em conta milhões de sinais para determinar o lance otimizado e refina continuamente modelos do desempenho de conversão em vários níveis de lance, para ajudar a rentabilizar o seu orçamento de marketing.

Mesmo quando encontra áreas com um volume de conversões inferior, as capacidades de aprendizagem do Smart Bidding maximizam rapidamente a exatidão dos seus modelos de lance, para melhorar a forma de otimização das palavras-chave detalhadas. Avalia padrões na estrutura da campanha, nas páginas de destino, no texto do anúncio, nas informações dos produtos, nas palavras-chave expressão e muito mais, de modo a identificar um maior número de semelhanças, bem como semelhanças mais relevantes, entre itens de lance, para daí conseguir derivar aprendizagens eficazmente.

Além das suas capacidades de aprendizagem automática, o Smart Bidding foi concebido tendo por base três pilares, inspirados nos comentários dos clientes acerca do que é importante numa solução de lances:
         Otimização de lances precisa, adaptada ao contexto de um utilizador
         Controlos de desempenho flexíveis, que têm em consideração os seus objetivos empresariais específicos
         Relatórios de transparência, que proporcionam informações claras acerca do desempenho dos lances

Brevemente, estarão disponíveis no AdWords várias inovações nestas áreas. Obtenha uma descrição geral completa do Smart Bidding do AdWords aqui.

Novos sinais de lances que proporcionam uma visão mais completa do contexto do utilizador

O Smart Bidding do AdWords adapta os lances a todo e qualquer leilão existente nas Propriedades da Google, funcionalidade designada por lances "no momento do leilão". Permite ter em consideração a vasta gama de sinais que formam o contexto de um utilizador num determinado leilão e inclui sinais como dispositivo e localização, os quais estão disponíveis como ajustes de lance manuais, bem como sinais adicionais e combinações de sinais exclusivas do AdWords, como o navegador e o idioma. Estamos continuamente a procurar novos sinais para adicionar aos nossos modelos de lance que permitam um maior impacto na previsão do desempenho. Estes incluem adições recentes, como a localização pretendida e atributos de produto semelhantes, além de outros, como sazonalidade e competitividade a nível de preço, que estarão disponíveis em breve. Saiba mais.

Definir alvos de desempenho por dispositivo com lances de CPA alvo

O dispositivo é uma dimensão muito importante na otimização de campanhas e o novo CPA alvo com alvos de desempenho por dispositivo permite definir objetivos de CPA separados por dispositivo. Por exemplo, se é um anunciante da área de telecomunicações que consegue atrair potenciais clientes com melhor qualidade a partir de dispositivos móveis, devido às taxas de conversão mais elevadas das chamadas e das visitas à loja, pode agora definir um CPA alvo para dispositivos móveis mais elevado em comparação com outros dispositivos, de modo a contabilizar estes dados offline. Esta funcionalidade será disponibilizada para todos os anunciantes em campanhas da Rede de Pesquisa e de Display ao longo das próximas semanas.

Estados dos lances e alertas em primeiro plano

Os relatórios de transparência disponíveis com o Smart Bidding do AdWords refletem, de forma precisa, o desempenho das suas estratégias de lance e assinalam imediatamente problemas que requerem atenção. Esta funcionalidade inclui novos alertas específicos de lances, disponíveis atualmente, e relatórios de desempenho detalhados para estratégias de lance ao nível da campanha, que estão a ser lançados neste momento. Nas próximas semanas, iremos igualmente integrar estados dos lances em posição de destaque nas colunas principais do estado da campanha e do grupo de anúncios. Saiba mais acerca destas novas funcionalidades de relatórios.

Anunciantes como a AliExpress, a SurveyMonkey e a Capterra já estão a utilizar o Smart Bidding do AdWords para conseguir um melhor desempenho.

A AliExpress é uma subsidiária do Grupo Alibaba e opera como retalhista de comércio eletrónico global. A empresa utilizou rascunhos e experiências com campanhas para testar o CPA alvo comparado com a respetiva solução de lances existente. Nas palavras de Jessy Sheng, Gestora de marketing, "Pretendíamos ter acesso a um conjunto de sinais mais diversificado para os nossos lances, de modo a torná-los mais dinâmicos, contribuindo, assim, para o aumento das vendas online em vários mercados." Após apenas um mês de testes do CPA alvo, a empresa constatou um aumento de 93% em conversões e uma redução de 46% no CPA. "Através dos rascunhos e das experiências, podemos facilmente testar novas estratégias de lance, de forma mais rápida do que nunca, o que é importante num negócio caraterizado por um ritmo acelerado, como é o caso do nosso. O Smart Bidding com CPA alvo produziu resultados fantásticos e acionáveis e tencionamos expandi-lo para um maior número de campanhas."

A SurveyMonkey é uma empresa líder da indústria em inquéritos baseados na Web. Confrontada com uma forte concorrência nas respetivas palavras-chave, a gestão de lances avançada constitui uma prioridade para a SurveyMonkey, com o objetivo de maximizar o desempenho do orçamento de marketing. "Estamos dispostos a testar qualquer funcionalidade que nos permita obter mais conversões e que nos ajude a alcançar o nosso CPA alvo", afirma Brittany Bingham, Diretora de marketing online. "Após apenas três semanas de testes do Smart Bidding do AdWords, observámos um aumento de 44% em conversões, o que é incrível. Estamos ansiosos por implementar o Smart Bidding com CPA alvo em mais campanhas."

A Capterra proporciona uma forma inteligente de encontrar o software empresarial adequado, ao fornecer aos compradores comentários abrangentes de utilizadores, classificações de produtos e infográficos detalhados. Com uma vasta e complexa estrutura de campanhas que abrange mais de 1 milhão de palavras-chave, 400 categorias de software e segmenta mais de 30 países, a equipa de publicidade da empresa procurava uma alternativa aos lances manuais, de modo a poder concentrar o seu tempo noutras oportunidades de crescimento. Zachary Rippstein, Diretor de publicidade da Capterra, afirma "Aumentámos significativamente a nossa eficiência através da utilização do Smart Bidding do AdWords. Ainda mais importante, no entanto, é o facto de termos constatado grandes melhorias ao nível do desempenho e do crescimento monetário dos lucros. Ao tirarmos partido do CPA alvo, conseguimos obter um lucro 121% mais elevado durante o período de teste, em comparação com o período de controlo."

Para saber mais acerca do Smart Bidding do AdWords, visite a Central de Ajuda e consulte as nossas práticas recomendadas para maximizar o seu sucesso com os lances automáticos. Se é um anunciante do DoubleClick ou se procura gestão de lances e de campanhas em vários motores de pesquisa, saiba mais acerca do Smart Bidding do DoubleClick Search.


Anthony Chavez, Diretor de gestão de produtos, Anúncios de Pesquisa, Google